O Gestor (seja um supervisor, coordenador, gerente, diretor ou o próprio empresário com o chapéu de Gestor) é a pessoa responsável por liderar um grupo de pessoas e garantir que tudo funcione nessa equipe.
E quais são as responsabilidades de um Gestor?
Planejamento e Estratégia
Um Gestor deve desenvolver planos estratégicos para atingir metas e objetivos da empresa.
Participar na definição das diretrizes e políticas organizacionais.
Criar e tocar projetos para concretizar a estratégia da organização.
Gestão de pessoas:
O Gestor tem a responsabilidade de contratar, treinar, liderar e demitir pessoas e equipes.
Também deve avaliar o desempenho dos colaboradores.
Implementar políticas de recursos humanos em conjunto com o RH (caso houver).
Tomada de decisões:
Um Gestor precisa tomar decisões importantes para o funcionamento da empresa.
Deve analisar dados e informações para embasar as suas decisões.
Também deve saber quais decisões podem ser delegadas para as outras pessoas para não se sobrecarregar.
Gerenciamento de Projetos:
O Gestor também deve supervisionar projetos e garantir que estejam dentro do prazo, do orçamento e do escopo previstos.
Deve coordenar equipes envolvidas em projetos específicos.
Alinhar a equipe, fornecedores e parceiros para garantir o andamento do projeto.
Comunicação:
O Gestor deve se comunicar efetivamente com a equipe, superiores e outras áreas ou departamentos.
Ele, ou ela, deve ser o responsável por facilitar a comunicação interna na empresa ou na equipe.
Resolução de problemas:
Identificação e resolução de problemas operacionais também são de responsabilidade de um Gestor.
O Gestor deve ser um agente de mudanças e deve implementar melhorias nos processos e uma cultura de melhoria contínua.
Desenvolvimento de Negócios:
Também é sua responsabilidade, identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Trabalhar e colaborar na expansão dos negócios.
E melhorar o atendimento e satisfação do cliente.
Gestão de Processos:
Um Gestor deve mapear e modelar processos para padronizar e aumentar a qualidade.
Desenvolver um monitoramento e controle das rotinas operacionais.
Garantir padrão de qualidade na execução dos processos.
Tirar o processo da “cabeça das pessoas” ganhando mais produtividade e eficiência operacional.
Conclusão
É claro que as responsabilidades específicas podem variar de acordo com o cargo, a indústria e o tamanho da empresa em que você atua como Gestor.
E você, é Gestor? Então me conta, em qual área você atua?
Esses são apenas alguns insights que eu trago da minha experiência liderando pessoas e projetos em grandes empresas e multinacionais.
Se você gostou desse conteúdo, me acompanhe também nas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/gabrielpachecogp/
Youtube: https://www.youtube.com/@gabrielpachecogp
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielpachecogp/
🚀 Torne-se um(a) Líder reconhecido(a) e bem remunerado(a) através de novas formas de fazer Gestão e Liderança, a Gestão de Resultados. Conheça o RMP, Results Management Professional: 👉 Clique aqui
Baixe meu ebook gratuito “Gestor de Resultados”:
Tenha uma equipe produtiva motivada e alinhada com os objetivos da empresa através da minha ferramenta RMP Canvas: Saiba Mais
Tenha uma VISÂO GERAL sobre Gestão com o meu treinamento Gestão Express: Clique Aqui
Forme uma equipe de Alta performance com o CEE – Construindo Equipes Extraordinárias: Descubra Aqui
Um forte abraço e até a próxima!
Gabriel Pacheco – Gestão e Liderança
Gabriel Pacheco
Gabriel Pacheco é Cientista da Computação, Diretor de Operações, Consultor e Especialista em Transformação Digital, Tecnologia, Gestão de Projetos, Liderança e Métodos Ágeis, com uma trajetória que o levou de Estagiário a Diretor de Multinacional.