Você acabou de assumir uma posição de liderança?
Parabéns!
Você era um funcionário, membro de uma equipe e agora você conquistou a sua primeira posição de Liderança, pode ser como líder de equipe, supervisor, coordenador, gerente ou um cargo similar como mérito do seu esforço e comprometimento profissional.
Eu tenho certeza que vocÊ quer fazer um bom trabalho, porém agora surgem novos desafios e com eles novas dúvidas também…
Como ser um bom líder?
Como evitar erros desnecessários na liderança?
Como ter uma equipe motivada?
Entre muitas outras dúvidas.
Aqui estão as 5 dicas que eu separei que são super importantes para você aplicar nas suas primeiras semanas como líder.
1 - Alinhe as Expectativas com seu Chefe
Entenda claramente o que seu chefe espera de você e alinhe suas ações a essas expectativas.
Afinal, quem vai avaliar o seu desempenho como Líder será o seu chefe, por isso é fundamental que você esteja alinhado sobre o que é esperado de você, quais serão as suas metas e os desafios que você terá que resolver.
2 - Analise os dados históricos
Busque por indicadores, metas e informações anteriores a sua chegada.
Se a sua equipe já existia antes da sua chegada, conhecer o histórico é fundamental para saber informações importantes sobre a equipe que você vai trabalhar.
3 - Conheça e Valorizar as Pessoas
É fundamental entender as motivações e histórias dos membros da equipe, você vai encontrar muitas informações valiosas que as pessoas vão te contar sobre os problemas, possíveis soluções e expectativas de cada membro da equipe.
4 - Evite Ações Precipitadas
Nas primeiras semanas, observe e compreenda a dinâmica da equipe e da organização antes de fazer mudanças.
Chegar querendo mudar tudo é natural e provavelmente é o que o seu chefe quer, mas se você se precipitar vai enfrentar resistências com a equipe.
Ter uma boa gestão de mudanças vai te ajudar nesse processo.
5 - Respeite o seu antecessor
Mantenha uma postura positiva sobre o trabalho anterior, mesmo planejando mudanças.
O Líder anterior provavelmente teve erros e acertos, afinal ninguém é perfeito.
Respeite o seu antecessor e não desmereça nenhuma ação que foi tomada sem conhecer quais eram as motivações por trás das decisões.
Quer saber mais?
Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais, assista o video abaixo onde eu explico em detalhes cada um dos itens acima para você aplicar na sua equipe e aumentar as chances de ser bem sucedido na sua nova posição de Liderança.
E aí Líder, fez sentido para você?
Esses são apenas alguns insights que eu trago da minha experiência liderando pessoas direta e indiretamente nesses últimos 10 anos atuando em grandes empresas.
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Um forte abraço e até a próxima!
Gabriel Pacheco
Gabriel Pacheco é Cientista da Computação, Diretor de Operações, Consultor e Especialista em Transformação Digital, Tecnologia, Gestão de Projetos, Liderança e Métodos Ágeis, com uma trajetória que o levou de Estagiário a Diretor de Multinacional.